terça-feira, novembro 19, 2013

Liberdade de expressão ou censura

Liberdade de expressão ou censura
De 22 a 24 de novembro; cenário atual da comunicação será tema de debate no primeiro Encontro Latino Americano de Midiativismo 


Do latim ‘factio, onis’ a palavra facção significa grupo de indivíduos partidários de uma causa comum. É com o intuito de discutir o papel da imprensa e o cenário atual da comunicação que o Rio de Janeiro, recebe de 22 a 24 de novembro o primeiro Encontro Latino Americano de Midiativismo, denominado “FACÇÃO”. O potencial transformador do festival está na possibilidade de conhecimento e interação entre uma multiplicidade de meios, atores e ideias, onde seus participantes poderão pensar e criar juntos, com base em formas de ação consolidadas pelo mundo. O evento irá reunir jornalistas comunicadores, movimentos sociais, blogueiros, artistas, agentes culturais e desenvolvedores de tecnologia. A reunião será apresentada em 4 eixos centrais: Ativismo, Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas.


Imprensa Livre...

A Constituição brasileira datada de 1988 garante através do art.5º, inciso IX que, “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Apesar de proibida judicialmente a censura é imposta através de um mercado concentrado dos meios de comunicação. De acordo com dados do projeto “Donos da Mídia” cinco das maiores redes de TV e seus afiliados detém juntas aproximadamente 938 veículos de comunicação, construindo uma hegemonia da ‘liberdade de expressão’. São eles: Rede Globo com 340 veículos, SBT 195, Band 166, Record 142 e EBC com 95. Para piorar, o levantamento reitera que 271 políticos são sócios ou diretores de 324 veículos de comunicação.

A ONG Freedom House especialista na medição da liberdade de expressão no mundo classifica a imprensa brasileira como parcialmente livre. A justificativa é o número de jornalistas mortos e pela influência política e empresarial no conteúdo produzido pela mídia. Segundo a Freedom House o país sofre com ações judiciais contra blogueiros e sites, e com propostas de leis para restringir a liberdade de expressão. Atualmente o país ocupa a 91ª posição em uma lista de 196 países. Os dados são de 2013 e o Brasil registrou uma pontuação de 46 pontos em um sistema que vai de 0 a 100, sendo que quanto mais baixa a pontuação mais livre é considerada a imprensa.

 Para saber mais acesse o site do evento FACÇÃO.ORG


0 comentários: